sexta-feira, 3 de julho de 2009

Saddam fala mais e nas alturas oportunas depois de morto


DR

O FBI divulgou nesta quinta-feira os documentos dos interrogatórios feitos a Saddam Hussein, antes de ser executado, que de acordo com a BBC revelam que o ex-líder iraquiano temia um ataque por parte do Irão.

O mesmo órgão de comunicação adianta ainda que Saddam referiu que a Coreia do Norte seria o seu principal aliado num eventual conflito.

De acordo com a notícia o ex-líder iraquiano afirmou ter a certeza de que o Irão representava a maior ameaça para o Iraque e que , por isso mesmo, impediu que os inspectores da ONU, que procuravam armas de destruição maciça, entrassem no Iraque na década de 90.

O documento afirma que para Hussein era preferível arriscar e enfrentar a cólera dos norte-americanos do que permitir que o Irão soubesse que o Iraque estava enfraquecido.

Saddam fez ainda uma previsão, uma espécie de epifania a ser revelada após a sua morte, que dava conta de que o Irão se transformaria numa grande ameaça para a região.

De resto não deixa de ser estranho que o líder de um país que atacou o Irão, apoiado pelos Estados Unidos, revele «depois de morto» o temor que sentia pelo país que agrediu nos anos oitenta.

Sem comentários: