sexta-feira, 3 de julho de 2009

4.500.000 de euros para o arranque do Circuito da Boavista

DR

O valor que não aparecia. Após várias pesquisas, o Falascreve tentou sem sucesso encontrar o orçamento do Circuito da Boavista de 2009. Hoje o valor foi adiantado pelo director executivo do circuito, Vítor Ferreira, ao jornal Público.

4.5 milhões de euros

Finalmente foi tornado público por fontes oficiais, um valor de referência do orçamento do evento desportivo que tem início hoje na cidade do Porto. São 4,5 milhões de euros.

O Turismo de Portugal contribuiu com 1,6 milhões de euros no evento justificando que “não se trata apenas das provas em si, mas de projectar o Porto como cidade de grande potencial turístico” e que “as imagens do Douro e das caves do vinho do Porto vão ser vistas por centenas de milhões de pessoas no mundo inteiro ", afirmou o assessor de impressa.

A falta de informação sobre as contas deste evento, disponibilizada pelas entidades responsáveis pela organização, nomeadamente a Câmara Municipal do Porto, tem sido motivo de várias críticas. Sabe-se que o evento de 2007 teve um prejuízo de 317 mil euros.

Se o evento será visto por “centenas de milhões de pessoas” na televisão não sei. Sei que existe um total de 14 mil lugares disponíveis nas bancadas e 5 mil no paddock e que foram vendidos perto de 60% até anteontem. Sei também que os lugares não pagos onde é possível observar as corridas são limitados e com fracas condições de visibilidade e de conforto. Entendo que é um evento que não é de massas, é realizado na cidade numa zona nobre, mas não para o cidadão comum.

Benefícios para a cidade ainda pouco claros

Será necessário estudar se este será o caminho a seguir para a cidade do Porto. O assessor de impressa do Turismo de Portugal referiu que “centenas de milhões” de pessoas iam ver imagens das caves do vinho do Porto e do Douro. Bem, para me pronunciar sobre isso terei que estar muito atento, visto que as corridas passam-se no lado oposto da cidade, mais depressa vêem o Parque da Cidade e o mar, que propriamente o Douro e as caves, bem a ver vamos.

No final do evento, gostava de ver números de camas ocupadas nos hotéis da cidade e o número de passageiros estrangeiros que chegaram via aérea propositadamente para este evento.

Voltaremos a este tema

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
André Vieira disse...

O comentário anterior foi removido apenas pelo motivo de ser uma mensagem de SPAM.

Falascreve