segunda-feira, 13 de julho de 2009

Bill Gates desenvolve sistema que pretende ser capaz de deter furacões como o Katrina


DR

O sistema desenvolvido e patenteado pelo conhecido fundador da Microsoft prevê deter a formação e progressão de furacões (ciclones tropicais), através da diminuição da temperatura da superfície do oceano (ou mar) com o recurso a inúmeras plataformas que bombeiam água fria das profundezas para a superfície.

O que são os furacões?


São ciclones tropicais caracterizados por: um sistema tempestuoso de baixas pressões (depressão), ocorrência de trovoadas e por um núcleo morno que produz ventos fortes. Quando atinge o continente produz fortes chuvas torrenciais.

Fenómenos semelhantes, designações diferentes

Os ciclones tropicais são designados, consoante a área geográfica de ocorrência, por:

furacões (hurricanes) no Oceano Atlântico Norte - Golfo do México, Caraíbas e na região Leste dos Estados Unidos;

tufão no Oceano Pacífico Norte, na região Oeste dos Estados Unidos, Japão e China. Nas Filipinas são apelidados por baguios;

ciclone tropical severo na região sudoeste do Oceano Pacífico, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, etc.;

tempestade ciclónica severa na região norte do Oceano Índico, Índia, Bangladesh, Paquistão, etc.;

ciclone tropical na região sudoeste do Oceano Índico, Madagáscar, Moçambique, Quénia, etc.

Como e onde se formam?


Simplificando. Formam-se habitualmente em regiões tropicais de baixa pressão atmosférica, entre os 10º e 30º de latitude, onde a temperatura da superfície da água atinge pelo menos os 26,5ºC nos primeiros 50m de profundidade.

A forte intensidade solar dos trópicos favorece a evaporação de água do mar para a atmosfera que ao condensar devido à menor temperatura da atmosfera relativamente à superfície do mar, liberta energia para atmosfera e forma nuvens.

Este acréscimo de energia na atmosfera e a ascensão de massas de vapor de água, cria ventos e consequentemente a formação de ciclones tropicais com ventos elevados.

Geralmente estes fenómenos climáticos têm um “período de vida” de aproximadamente 3 semanas, entre a sua formação e desaparecimento.

A ideia do Sr. Gates e companhia


Basicamente gastar rios e rios de dinheiro, recursos humanos e logísticos para impedir a ocorrência de um fenómeno perfeitamente natural da natureza.

Como? Através da utilização de plataformas preparadas com um sistema que bombeia água fria de zonas mais profundas para a superfície, de modo a baixar a temperatura da superfície do mar, eliminando assim uma das condições básicas para a formação do referido fenómeno atmosférico.

Refira-se que um ciclone tropical é considerado anão, se tiver um raio inferior a 333 km e muito grande quando ultrapassa os 888 km.

Se imaginarmos os km2 de área a intervir para se baixar significativamente a temperatura dos primeiros 50m de profundidade num espaço de tempo reduzido e sobre condições adversas, conclui-se que é uma tarefa simplesmente megalómana.

Que virá a seguir?

Os ciclones tropicais são fenómenos climáticos que têm sem dúvida elevados custos humanos e económicos, mas quais serão as consequências de se controlar a natureza? Serão imprevisíveis no mínimo.

Deve haver 1001 maneiras mais eficientes do Sr. Gates aplicar o seu dinheiro na área da climatologia e protecção civil… que virá a seguir??

A instalação de uma rede ao ar livre de ar condicionados gigantes para impedir o aquecimento global?

Helicópteros equipados com aspiradores de nuvens para impedir as cheias?

O Homem terá de se conformar algum dia que não pode dominar a 100% a Natureza...

Imagem do Katrina no Golfo do México. DR.
Fontes:
El Mundo
Tech Flash
Instituto de Meteorologia
Wikipédia

1 comentário:

Anushka disse...

'katrina doesn't sound scaryyy!!' eheheheh 8D

--> http://www.youtube.com/watch?v=D5yhDpT0BDk