quinta-feira, 2 de julho de 2009

Futebol lava dinheiro de grupos criminosos, diz estudo


DR

Uma investigação realizada em mais de 20 países, divulgada nesta quarta-feira, conclui que a indústria do futebol é usada por grupos criminosos para lavagem de dinheiro e tráfico de pessoas.

De acordo com a BBC, a Força-Tarefa Financeira - uma agência intergovernamental responsável pelo rastreio de recursos de origem criminosa - afirma que a importância económica do futebol, que é cada vez maior, transformou o desporto num alvo preferencial para a lavagem de dinheiro.

O documento divulgado refere que «o fluxo de grandes quantias de dinheiro no desporto tem efeitos positivos, mas também há consequências negativas», tendo em conta que «há um risco mais elevado de fraude e corrupção, dada a quantidade de recursos em jogo».

Administrações dos clubes pouco profissionais

A investigação revela que os criminosos tendem cada vez mais a apostar na compra de clubes e no financiamento para a compra de jogadores no sentido de «legitimar» os recursos.

A organização encarregue pelo estudo conclui que o futebol é especialmente atraente para os grupos criminosos pelo facto de a estrutura do sector facilitar a entrada aos recém-chegados no negócio. Segundo a investigação, isso acontece por haver muita gente envolvida e por existir falta de profissionalismo nas administrações dos clubes.

Para além das práticas já citadas, o relatório também aponta alguns casos em que o futebol é usado para lavar dinheiro proveniente do tráfico de pessoas, corrupção, tráfico de droga e evasão fiscal.

Sem comentários: