terça-feira, 30 de junho de 2009

Petróleo: a origem de muitos males

DR

No seguimento do post anterior, lembrei-me de um documentário que vi há já algum tempo e pensei que seria apropriado apresentá-lo. Chama-se “Crude Impact” e durante 1hora e 37 minutos são abordados diversos temas relacionados com a nossa dependência do petróleo e dos seus derivados.

Uma pequena sinopse

O documentário está dividido por temas, começando por abordar o consumismo ocidental e em particular o norte-americano com a sua cultura e estilo de vida caracterizados por um enorme desperdício e consumo exacerbado de recursos. É ilustrada a origem e a movimentação de produtos derivados do petróleo como plásticos, insecticidas, combustíveis, nylon, etc e toda a energia desperdiçada para os criar, processar, transportar e comercializar.

Os problemas de poluição, destruição da natureza e a exploração de populações nativas de países pouco desenvolvidos mas possuidores de reservas petrolíferas são exemplificados com dois conhecidos casos: o caso da Texaco no Ecuador e o caso da Shell no delta da Nigéria.

Para finalizar o documentário aborda temas como as alterações climáticas, o pico do petróleo nos Estados Unidos da América nos anos 70 do século XX, o pico de petróleo mundial e os conflitos geopolíticos da actualidade em torno do controlo de reservas petrolíferas.

O “Crude Impact” termina, de forma muito semelhante a muitos outros documentários americanos, com uma longa (diria até demasiado) mensagem de esperança e de mudança, que às vezes se transforma um pouco cansativa, culpa também da música de fundo lamechas.

"Crude Impact", [2006], de James Jandak Wood, não legendado

Sem comentários: