terça-feira, 13 de outubro de 2009

Vacina da gripe A (H1N1): afinal só é preciso uma dose e não duas para estar imune

DR

«Todos os dados (científicos) que vimos mostram que uma dose é suficiente» - Marie-Paule Kieny, responsável pela investigação de vacinas da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Após esta declaração da OMS, a União Europeia (UE) vai ponderar se vai recomendar só uma dose (uma injecção) para a vacinação da gripe A. Actualmente são recomendadas duas doses (duas injecções).

A comissária europeia da saúde Androulla Vassiliouen, afirmou que a Agência Europeia do Medicamento vai também estudar esta hipótese de redução da dose e que se pronunciará na próxima semana.

A redução para só uma dose, implica que os stocks de cada estado-membro duplicam automaticamente. O planeamento da aquisição foi elaborado com base no pressuposto que seria necessário administrar duas doses por pessoa a vacinar.

O que não deixa de ser estranho é a afirmação de Marie-Paule Kieny, quando afirma: «todos os dados (científicos) que vimos mostram que uma dose é suficiente».

Então em que tipo de dados se baseou todo o mundo para definir que eram necessárias duas doses?

Espero que não tenha sido com dados económicos...das farmacêuticas....

Será que a segunda dose potencia, eventuais efeitos secundários, só conhecidos agora com o início da vacinação em massa?


Fonte: El Mundo

1 comentário:

SondagensPT disse...

Já tomou ou pensa vir a tomar a vacina contra a gripe H1N1?

http://www.sondagenspt.net/sondagem551.html

SondagensPT.net - onde o teu voto conta