sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Debate com os candidatos à Câmara Municipal do Porto

DR

Na passada quarta-feira decorreu um debate na biblioteca de Serralves com os candidatos à Câmara Municipal do Porto (CMP) e transmitido em directo pela SIC Notícias.

Os candidatos à CMP

Este ano são cinco os candidatos ao lugar de Presidente da CMP: Rui Rio como candidato pela coligação PSD/CDS-PP, Elisa Ferreira como independente, Rui Sá pela CDU, João Teixeira Lopes pelo Bloco de Esquerda (BE) e João Pinto pelo PCTP/MRPP.

O debate

Ora bem, como começar... talvez pela candidata do PS...ups! Quero dizer pela candidata independente! Pois bem, quem viu o debate sabe o que quero dizer quando digo que foi um debate à moda do Porto! Elisa estava imparável, estava uma máquina de discussão e de ataque, ninguém conseguia silenciar a senhora, nem mesmo o pobre coitado jornalista da SIC Pedro Cruz. Apesar de lhe ter dito que era também necessário ouvir os restantes convidados e que já tinha o dobro do tempo dos outros candidatos a senhora não parava.

Até podia ter sido interessante aquele vomitar de palavras mas a verdade é que não foi. Não exprimia grandes ideias, não assumia uma posição clara sobre nada, demonstrava estar muito desfasada e afastada da cidade. É compreensível porque depois de andar por Lisboa como ministra e por Bruxelas como eurodeputada, vir para o Porto tem que se lhe diga! Acusou repetidamente Rui Rio de estar com «ar de superioridade» mas Elisa Ferreira a meu ver é que esteve com muita pouca humildade.

Chegou mesmo a afirmar que por ela o debate seria só a dois, um mano a mano entre ela e Rui Rio, e fundamentou essa escolha com o argumento de que eles os dois eram os únicos candidatos capazes de chegar ao trono da CMP. Ora esta afirmação é de uma falta de educação pessoal e política tremenda, além de desrespeitar outros candidatos presentes.

Parecia que estava a assistir a um suicídio político de Elisa Ferreira em directo na televisão. Ou então tenho parâmetros e valores muito diferentes do eleitorado-alvo da candidata independente.

Posto isto e agora?

Antes do debate e apesar de ainda não conhecer em detalhe o programa político de Elisa Ferreira, pensei que poderia ser a alternativa que procurava ao terceiro mandato de Rui Rio. Na quarta-feira caiu tudo por terra. João Teixeira Lopes é para esquecer porque o sr. não tem perfil, experiência nem competências para gerir uma cidade como o Porto. João Pinto do PCTP/MRPP, ainda pior. É um desconhecido e diga-se de passagem mostrou ter falta de à vontade para discursar e expor as ideias em público e em directo. Sobra Rui Sá, que além de Rui Rio, é sem dúvida o candidato que maior conhecimento tem da cidade do Porto e dos seus problemas. O candidato da CDU tem também ideias e alternativas alicerçadas pelo gosto e pela vontade de fazer algo de bom pelo Porto.

Como ontem comentava com AV, meu parceiro de escrita no falascvreve, é possível que Rui Rio esteja a preparar o salto para o cargo de líder do PSD para mais tarde tentar ser o nosso Primeiro-ministro. É uma suposição mirabolante como qualquer outra. E como comentei com AV, se assim for: depois de estar em S. Bento que mande uns milhõeszitos cá para o Norte que muita falta fazem!


O debate SIC Notícias com os candidatos à Câmara Municipal do Porto (várias partes)



ACTUALIZAÇÃO:

Algunas notas retiradas da imprensa:

Os candidatos à CMP

Próximos debates televisivos

Rui Rio no Gato Fedorento. Não ligar à campanha política incorporada neste vídeo no início e no final..

Sem comentários: