segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O nuclear: um grande lobby

DR

É quase sempre assim: sempre que se fala de ambiente, fala-se de alterações climáticas, depois do CO2, em seguida da energias renováveis, quiçá de eólicas e de barragens, mas quase sempre a conversa acaba por ir dar ao controverso tema do nuclear.

Uns vêem o nuclear como solução para a questão energética, já que virtualmente não emite CO2, outros vêm no nuclear uma catástrofe eminente e uma tecnologia pouco segura, além da questão ainda por resolver dos resíduos nucleares.

A verdade é que queiramos quer não, Portugal importa energia eléctrica e parte dessa energia provém de centrais nucleares, somos portanto consumidores de energia nuclear. Para confirmar esta afirmação, faça favor de ver com atenção a sua factura de energia.

O nuclear nunca será opção viável para Portugal por várias razões. Uma, é que é simplesmente demasiado caro construir uma central deste tipo, ainda que o combustível seja muito barato. É portanto o contrário do que se passa numa central a gás natural ou a carvão: a construção é barata mas o combustível caro e será tendencialmente mais caro no futuro.

Actualmente apenas uma central nuclear está em construção na Europa, localiza-se na Finlândia e o consórcio debate-se com graves problemas a nível de financiamento, é simplesmente demasiado cara, está a demorar muito tempo para construir e para entrar em funcionamento.

Outra razão prende-se com a opinião e a aceitação pública deste tipo de tecnologia. Os portugueses não estão preparados para aceitar uma central nuclear no seu país. É precisamente aqui que entra o título deste post.

A indústria nuclear é uma fortíssima apoiante de todas as políticas e medidas que visem taxar, limitar, regular e comercializar o CO2. Porquê? Porque o sector energético é responsável por 2/3 das emissões de CO2. Que sorte! O nuclear preenche ambos os requisitos: produz energia eléctrica sem produzir CO2.

Não é de estranhar portanto que a industria nuclear seja um forte lobby ambiental. As motivações deste lobby são puramente económicas, é invocado o ambiente, mas apenas como fachada para amolecer os corações e mentes da sociedade.

A propósito, ler a notícia do PÚBLICO de hoje.

Sem comentários: