quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

EUA: 100 mil milhões de dólares, quem dá mais?

DR

A conferência que decorre desde a semana passada em Copenhaga, Dinarmarca, tem sido um autêntico fracasso. Estão reunidos mais de 180 representantes de países do mundo inteiro que não querem ou não conseguem chegar a um acordo satisfatório.

Nada disto é novidade, já se sabia de antemão que a conferência seria mais um show mediático do que outra coisa. É uma conferência política, com agendas políticas nacionais, agendas geopolíticas e decerto que para alguns, uma oportunidade de gozar umas férias. Até foi anunciado na semana passada que os conferencistas não teriam que pagar por sexo nas casas de prostituição de Copenhaga!

Mas hoje eis que surge a esperança! ou melhor a falsa esperança.Uma esperança de quem não quer resolver a coisa mas tem de fazer algo pomposo à altura do seu status internacional, e bem à moda dos EUA não há melhor forma de o fazer do que atirar uns bons mil milhões de dólares para os ouvidos das pessoas.

"EUA concordam com 100 mil milhões de dólares para fundo climático",noticía hoje o jornal PÚBLICO. Aqui está a filosofia tradicional de que com dinheiro tudo se compra e tudo se resolve.

Os políticos adoram esta jogada: prometem hoje 100 mil milhões de dólares por ano (cerca de 69 mil milhões de euros!), mas (este mas é importante), só a partir de 2020.. nada mais do que a 11 anos de distância! Onde estarão os políticos em 2020?

Provavelmente descansados da vida a gozar de uma boa reforma...

Sem comentários: