Começa hoje dia 16 de Setembro e até dia 22 é celebrada a Semana Europeia da Mobilidade (European Mobility Week) em centenas de cidades aderentes por toda a Europa. Um dos pontos altos desta iniciativa ocorre dia 22, com a celebração do Dia Europeu Sem Carros (Car Free Day).
Semana Europeia da Mobilidade
Em 2009, na nona edição da Semana Europeia da Mobilidade são 1636 as cidades europeias que aderiram a esta iniciativa, só em Portugal contam-se 65 as cidades aderentes.
Esta iniciativa decorre da necessidade crescente de uma mobilidade sustentável praticada a larga escala nas cidades europeias. É uma semana de informação, de iniciativas, de educação, de sensibilização, de protesto, de exigência de infraestruturas e de alternativas.. e se possível gostaríamos que fosse também uma semana de mudança de mentalidades e de hábitos quotidianos, de mudança efectiva.
Desenvolvimento sustentável
Mas que significa isto de mobilidade sustentável? Numa sociedade onde o vocabulário corrente foi inundado, graças sobretudo aos senhores da publicidade, de termos como: “verde”, “bio”, “eco”, “orgânico”, “biológico”, “sustentável”, etc.. é normal que haja perda de sentido das palavras.
Em termos simples e gerais, o conceito de desenvolvimento sustentável significa uma coexistência equilibrada entre três valores: a economia, o ambiente e o social. Simplificando ainda mais: equilíbrio entre a Natureza, o Homem e o lucro.
O desenvolvimento sustentável, é um desenvolvimento económico e social que não põe em causa o bem-estar nem os recursos naturais das gerações actuais nem futuras. É conceito tão importante e tão simples que parece ter sido esquecido ao longo dos tempos, vítima do desenvolvimento acelerado das sociedades contemporâneas.
No entanto é um conceito que provavelmente não terá lugar no vocabulário de populações que ainda vivem em equilíbrio com a Natureza, mas que o aplicam de modo instintivo e natural, pois a sobrevivência dos seus filhos depende da qualidade e da quantidade dos recursos naturais que lhes são legados.
Mobilidade sustentável
Aplicando todo este palavreado ao conceito de mobilidade sustentável, resulta um conceito que assenta, a meu ver, em determinadas implicações tais como:
-o transporte público é sempre mais benéfico que o transporte individual;
-o transporte ferroviário (comboio e metro) é sempre mais benéfico que o transporte rodoviário (de combustão interna);
-o transporte aéreo é mais prejudicial ao ambiente que o transporte terrestre (rodoviário e ferroviário)
-andar a pé e o uso de veículos não motorizados, como a bicicleta, patins ou outras formas, são o modo mais amigo do ambiente de deslocamento dentro da cidade.
Mobilidade sustentável significa ainda que não é possível nem é benéfico para o bem-estar humano e para o bom funcionamento das cidades, que cada cidadão possuidor de automóvel próprio o use em todas as suas deslocações dentro do perímetro urbano.
Como benefícios de usar o transporte público e a bicicleta com meio privilegiado de transporte, poderia enunciar muitos como: a redução da despesa mensal em combustíveis e aparcamento; redução do stress visto não haver filas se usar por exemplo os sistemas ferroviários ou as bicicletas; melhor aproveitamento do tempo de viagem para ler ou simplesmente não fazer nada; redução dos congestionamentos de trânsito; melhorias para a saúde caso use a bicicleta ou vá a pé; e são tantos que poderia enumerar uns quantos mais. Deixo o convite ao leitor para experimentar por si próprio.
Ora bem. Depois de dito tudo isto, se o leitor ainda não tiver desistido por falta de tempo ou de paciência, continuo.
O curioso caso da cidade do Porto
Os portuenses são uns felizardos. O Porto aderiu à Semana Europeia da Mobilidade, não tinha reparado? Então veja aqui o programa de festas retirado do site da União Europeia dedicada a esta iniciativa. Veja com muita atenção.
Semana Europeia da mobilidade “Melhoremos o Ambiente na Cidade”
Programa Provisório
16 Setembro (quarta-feira)
• Divulgação do programa pelos órgãos de comunicação (press-release, mailing lists e noticia no site da CMP)
• Lançamento do inquérito interno à mobilidade dos funcionários da CMP
17 Setembro (quinta-feira)
• Conferência de Imprensa com o Sr. Presidente/Sr. Vereador a anunciar o programa da semana Europeia da mobilidade
• Entrega do Prémio Europeu da Mobilidade
• Apresentação do projecto Mobi E
• Apresentação do projecto da nova ciclovia
Dia da Intermodalidade
18 Setembro (sexta-feira)
• Distribuição de títulos de Viagens (com monitorização do uso dos bilhetes) nas entradas rodoviárias da cidade
Dia Civitas
19 Setembro (Sábado)
• Passeio Pedestre ao longo da marginal.
Dia da Intermodalidade
21 Setembro (segunda-feira)
• Apresentação dos resultados inquérito à mobilidade aos funcionários da CMP.
Dia da Segurança Rodoviária
22 Setembro (terça-feira)
• Escolinha de Trânsito
(Aulas do ensino básico iniciam entre 9 a 15 de Setembro)
Acção paralela
16 a 22 Setembro
• Distribuição de informação e brindes alusivos ao projecto Civitas-Elan em vários locais da cidade em bancas montadas para o efeito.
Leu com atenção? Viu o que vai acontecer? Sim está correcto! Basicamente nada! Vão fazer umas conferências, apresentar uns projectos (que até vêm a calhar para as eleições autárquicas que se avizinham), distribuir viagens grátis (é muito provável que distribuam a pessoas que já usam os transportes públicos), dá-se um passeiozito na marginal da Foz para a comunicação social ver e pronto, será isto a Semana Europeia da Mobilidade no Porto. Para fazer isto até escusavam de esperar por esta semana em especial.
É óbvio que no dia 22 de Setembro que é o Dia Europeu Sem Carros, tal como o nome indica e penso que é bastante sugestivo por si só; deveria haver um corte selectivo ao transito automóvel, permitindo apenas a circulação de transportes públicos, táxis e claro está os veículos não poluentes e formas alternativas de transporte.
No Porto não se fará nada disto, cá não há desses cortes de trânsito mariquinhas, aqui queremos assinalar o Dia Europeu Sem Carros com o Centro Histórico da UNESCO apinhado de carros, assim é que é.
O Porto tem mesmo uma paixão por automóveis, desde as desastrosas Corridas de Automóveis, aos stands improvisados em passeios públicos onde o uso por ciclistas e patinadores é comum, como o que o se pode ver na fotografia, curiosamente tirada hoje dia 16 em frente ao Centro Comercial da Foz.
Não tenho nada contra o negócio desta empresa, mas acho que cada coisa no seu lugar, existem lugares de lazer e outros de negócios. É certo que a marginal é um local apetecível para fazer negócios, devido ao número de pessoas que frequentam essa zona. Mas frequentam para lazer e passeio "saudável"e não para passeio e compras como se faz dentro em centros comerciais.
Sugiro também o vídeo que se encontra após as fotos.
Assim não vamos lá.....
European Mobility Week 2007Semana Europeia da Mobilidade
Em 2009, na nona edição da Semana Europeia da Mobilidade são 1636 as cidades europeias que aderiram a esta iniciativa, só em Portugal contam-se 65 as cidades aderentes.
Esta iniciativa decorre da necessidade crescente de uma mobilidade sustentável praticada a larga escala nas cidades europeias. É uma semana de informação, de iniciativas, de educação, de sensibilização, de protesto, de exigência de infraestruturas e de alternativas.. e se possível gostaríamos que fosse também uma semana de mudança de mentalidades e de hábitos quotidianos, de mudança efectiva.
Desenvolvimento sustentável
Mas que significa isto de mobilidade sustentável? Numa sociedade onde o vocabulário corrente foi inundado, graças sobretudo aos senhores da publicidade, de termos como: “verde”, “bio”, “eco”, “orgânico”, “biológico”, “sustentável”, etc.. é normal que haja perda de sentido das palavras.
Em termos simples e gerais, o conceito de desenvolvimento sustentável significa uma coexistência equilibrada entre três valores: a economia, o ambiente e o social. Simplificando ainda mais: equilíbrio entre a Natureza, o Homem e o lucro.
O desenvolvimento sustentável, é um desenvolvimento económico e social que não põe em causa o bem-estar nem os recursos naturais das gerações actuais nem futuras. É conceito tão importante e tão simples que parece ter sido esquecido ao longo dos tempos, vítima do desenvolvimento acelerado das sociedades contemporâneas.
No entanto é um conceito que provavelmente não terá lugar no vocabulário de populações que ainda vivem em equilíbrio com a Natureza, mas que o aplicam de modo instintivo e natural, pois a sobrevivência dos seus filhos depende da qualidade e da quantidade dos recursos naturais que lhes são legados.
Mobilidade sustentável
Aplicando todo este palavreado ao conceito de mobilidade sustentável, resulta um conceito que assenta, a meu ver, em determinadas implicações tais como:
-o transporte público é sempre mais benéfico que o transporte individual;
-o transporte ferroviário (comboio e metro) é sempre mais benéfico que o transporte rodoviário (de combustão interna);
-o transporte aéreo é mais prejudicial ao ambiente que o transporte terrestre (rodoviário e ferroviário)
-andar a pé e o uso de veículos não motorizados, como a bicicleta, patins ou outras formas, são o modo mais amigo do ambiente de deslocamento dentro da cidade.
Mobilidade sustentável significa ainda que não é possível nem é benéfico para o bem-estar humano e para o bom funcionamento das cidades, que cada cidadão possuidor de automóvel próprio o use em todas as suas deslocações dentro do perímetro urbano.
Como benefícios de usar o transporte público e a bicicleta com meio privilegiado de transporte, poderia enunciar muitos como: a redução da despesa mensal em combustíveis e aparcamento; redução do stress visto não haver filas se usar por exemplo os sistemas ferroviários ou as bicicletas; melhor aproveitamento do tempo de viagem para ler ou simplesmente não fazer nada; redução dos congestionamentos de trânsito; melhorias para a saúde caso use a bicicleta ou vá a pé; e são tantos que poderia enumerar uns quantos mais. Deixo o convite ao leitor para experimentar por si próprio.
Ora bem. Depois de dito tudo isto, se o leitor ainda não tiver desistido por falta de tempo ou de paciência, continuo.
O curioso caso da cidade do Porto
Os portuenses são uns felizardos. O Porto aderiu à Semana Europeia da Mobilidade, não tinha reparado? Então veja aqui o programa de festas retirado do site da União Europeia dedicada a esta iniciativa. Veja com muita atenção.
Semana Europeia da mobilidade “Melhoremos o Ambiente na Cidade”
Programa Provisório
16 Setembro (quarta-feira)
• Divulgação do programa pelos órgãos de comunicação (press-release, mailing lists e noticia no site da CMP)
• Lançamento do inquérito interno à mobilidade dos funcionários da CMP
17 Setembro (quinta-feira)
• Conferência de Imprensa com o Sr. Presidente/Sr. Vereador a anunciar o programa da semana Europeia da mobilidade
• Entrega do Prémio Europeu da Mobilidade
• Apresentação do projecto Mobi E
• Apresentação do projecto da nova ciclovia
Dia da Intermodalidade
18 Setembro (sexta-feira)
• Distribuição de títulos de Viagens (com monitorização do uso dos bilhetes) nas entradas rodoviárias da cidade
Dia Civitas
19 Setembro (Sábado)
• Passeio Pedestre ao longo da marginal.
Dia da Intermodalidade
21 Setembro (segunda-feira)
• Apresentação dos resultados inquérito à mobilidade aos funcionários da CMP.
Dia da Segurança Rodoviária
22 Setembro (terça-feira)
• Escolinha de Trânsito
(Aulas do ensino básico iniciam entre 9 a 15 de Setembro)
Acção paralela
16 a 22 Setembro
• Distribuição de informação e brindes alusivos ao projecto Civitas-Elan em vários locais da cidade em bancas montadas para o efeito.
Leu com atenção? Viu o que vai acontecer? Sim está correcto! Basicamente nada! Vão fazer umas conferências, apresentar uns projectos (que até vêm a calhar para as eleições autárquicas que se avizinham), distribuir viagens grátis (é muito provável que distribuam a pessoas que já usam os transportes públicos), dá-se um passeiozito na marginal da Foz para a comunicação social ver e pronto, será isto a Semana Europeia da Mobilidade no Porto. Para fazer isto até escusavam de esperar por esta semana em especial.
É óbvio que no dia 22 de Setembro que é o Dia Europeu Sem Carros, tal como o nome indica e penso que é bastante sugestivo por si só; deveria haver um corte selectivo ao transito automóvel, permitindo apenas a circulação de transportes públicos, táxis e claro está os veículos não poluentes e formas alternativas de transporte.
No Porto não se fará nada disto, cá não há desses cortes de trânsito mariquinhas, aqui queremos assinalar o Dia Europeu Sem Carros com o Centro Histórico da UNESCO apinhado de carros, assim é que é.
O Porto tem mesmo uma paixão por automóveis, desde as desastrosas Corridas de Automóveis, aos stands improvisados em passeios públicos onde o uso por ciclistas e patinadores é comum, como o que o se pode ver na fotografia, curiosamente tirada hoje dia 16 em frente ao Centro Comercial da Foz.
Não tenho nada contra o negócio desta empresa, mas acho que cada coisa no seu lugar, existem lugares de lazer e outros de negócios. É certo que a marginal é um local apetecível para fazer negócios, devido ao número de pessoas que frequentam essa zona. Mas frequentam para lazer e passeio "saudável"e não para passeio e compras como se faz dentro em centros comerciais.
Sugiro também o vídeo que se encontra após as fotos.
Assim não vamos lá.....
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