segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Agentes das secretas portuguesas infiltram-se no Ministério da Administração Interna, dos Negócios Estrangeiros e das Finanças

DR

Os protocolos foram assinados entre o Serviço de Informações da República (SIS) e o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) para infiltrar agentes não identificados na Administração Pública.

Segundo o Diário de Notícias, “ o objectivo da celebração destes protocolos será promover, através desses agentes, o combate ao crime financeiro e à criminalidade organizada dentro de organismos do Estado”.

Não deixa de ser peculiar que se o objectivo anunciado é combater o crime organizado e o crime financeiro, que esta notícia surja na imprensa.

Cada vez mais vigilância


Depois da entrada em vigor da lei que obriga ao registo de todas as comunicações electrónicas efectuadas na União Europeia, incluindo Internet, chamadas de rede fixa, móvel e mensagens, que torna virtualmente impossível alguém comunicar sem que haja um registo preciso. Vamos ter também uma rede de espionagem montada nos Ministérios do Governo.

Só falta saber se vai haver um verdadeiro combate à corrupção com resultados e casos a vir a público, ou se nunca mais vamos ouvir destes agentes das secretas…

Bem à moda dos serviços secretos é quase certo que estes espiões não se vão sentar à secretária, como os restantes funcionários públicos, à espera de encontrar alguém que tente meter um envelope com dinheiro no bolso de um deles. Muita boa gente quase de certeza vai andar sob a mira, a ser perfilada e vigiada.

Sem comentários: