quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PS e PSD não chegam a acordo sobre debates televisivos

DR

O desacordo surge no modelo a adoptar no debate

Até ao momento não houve um consenso que permita que os líderes partidários do PS e PSD se enfrentem num debate. José Alberto Carvalho, director de Informação da RTP, afirma mesmo "já não ter esperança nenhuma em que se realizem os frente-a-frente propostos pelas três estações de televisão", de acordo com o jornal Público.

A arte de argumentar, perdida?

A classe política que reina actualmente carece, na sua grande maioria, de uma característica essencial para o combate político, para a discussão de ideias e para o consequente esclarecimento. Refiro-me à arte de argumentar, simplificando: expor uma ideia aos demais, validando-a e sustentando-a com argumentos lógicos.
A estratégia adoptada e transmitida através dos média, é a arte do ataque pessoal, da descontextualização, da desinformação e do jogo mediático.

Uma já está, faltam duas

No ano de 2009 os portugueses serão contemplados com 3 eleições: europeias, legislativas e autárquicas.
Se seguirmos o rumo das europeias onde questões importantíssimas como o Tratado de Lisboa não foram sequer seriamente discutidas, vamos ter umas legislativas infectadas pela falta de esclarecimento e pelo discurso fácil.

No entanto confio que haverá frente-a-frente entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite. Assim como espero que haja um debate mais alargado com os restantes partidos políticos. Os partidos estão demasiado dependentes dos média para deixar a passar a oportunidade.

Sem comentários: